Quando se trata de investimentos, gerenciamento de risco é uma das atribuições mais importantes. Uma das formas de fazê-lo seria diluindo o risco entre diferentes investimentos. Se você seguir o velho ditado que diz “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”, você vai variar os tipos de investimentos e assim vai distribuir o risco desse portfólio, mitigando-o de uma forma geral.

Equilibrando seu portfólio de investimentos também é uma forma de atender à sua tolerância ao risco. Como você sabe, os mercados flutuam em todas as direções (sobe, desce) e essas flutuações são pouco previsíveis. Quando um determinado segmento do mercado se valoriza, em contra partida, outro segmento se desvaloriza. Por exemplo, quando ações sobem de valor, títulos ou outros papéis podem estar caindo. Tipos diferentes de investimentos, por sua vez, se ajustam para cima ou para baixo também a taxas diferenciadas.

Agora, quando se busca um profissional especializado em gestão de investimentos, como o João Pedro Senna, você recebe uma assessoria experiente, alguém que vai atuar de forma proativa na gestão dos seus investimentos. O que acontece na verdade é que você vai diversificar seu portfólio contra riscos não-sistêmicos. Estes são basicamente riscos que impactam uma ou mais empresas ou indústrias, que pode ter sido causado por “recalls”de produtos, quedas de preços de commodities, mudanças repentinas em regulamentações ou leis, impactando de forma diferenciada empresa individuais, industrias em geral ou segmentos de mercado.

A diversificação dos seus investimentos é a melhor forma dese proteger contra esses riscos não-sistêmicos. Há três maneiras dese fazer isso:

  • Diversificando a classe dos ativos;
  • Diversificando o seu portfólio geograficamente;
  • Diversificando o portfólio por indústria ou por segmento de empresas.

O aspecto mais importante na diversificação dos seus investimentos é por classe de ativos. Quando seleciona as opções dos seus investimentos, pode escolher ações, títulos, fundos de renda fixa ou variável e disponibilidades imediatas. Como dito, é sempre recomendado manter um portfólio equilibrado com vários destes tipos de investimento. Por exemplo, ações são mais voláteis e assim de maior risco enquanto títulos ou fundos de investimento são mais previsíveis.

Entre em contato com João Pedro Senna para mais informação sobre a gestão de seu portfólio de investimentos.